Você está aqui: Capa > Ensinamentos > Sri Yamuna Ma
Sri Yamuna Ma

Sri Yamuna Ma

Yamuna é o rio que passa por Vrindavana, o vilarejo em que Krishna realizou seus passatempos infantis. Junto com o Ganges, é considerado sagrado e concede avanço espiritual aos que se banham em suas águas escuras. Todos os dias é celebrado o Yamuna Arati com mechinhas de ghee, leite, iogurte – uma oferenda de agradecimento e demonstração de carinho a uma associada querida de Krishna.

Na cultura védica os rios tem personalidade femininas e o mar é masculino, é Varuna. Ou seja, Yamuna não é apenas o rio sagrado, é uma divindade e tem uma história.

Surya, o deus do Sol, se encantou pela beleza Saranya (deusa da aurora e nuvens) a filha de Visvakarma (o arquiteto celestial). Tiveram um casal de filhos Gêmeos, Yama e Yami e depois outro filho chamado Manu.yamyam3

Para Saranya era difícil aceitar a natureza de Surya, seu brilho e calor a incomodava e geralm    ente mantinha os olhos fechados em sua presença. Assim, surgiram atritos na família e Saranya chamou sua sombra Chaaya para ser a substituta e seguiu para casa de seu pai Visvakarma.

A madrasta Chaaya não era tão atenciosa com as crianças, e quando teve seus próprios filhos com Surya ignorou os de Saranaya. Yama, o mais velho, não aceitou bem a rejeição por considerar que Chaaya não havia se comportado bem, brigando com o filho de Chaaya. Yamaraj é também conhecido como Dharmaraj, e sempre protege a retidão. Assim Yama recebeu uma maldição que seu pai Surya não pode refutar e aos poucos se afastou da família tendo se tornado Yamaraj, o deus da morte, e mantendo-se sempre muito ocupado encaminhando os humanos a seus respectivos destinos após a morte. Diz-se que Yama foi o primeiro a morrer, por isso se tornou o superintendente da morte.

Diante da separação de seu querido irmão, Yamuna ficou desolada e de suas lágrimas surgiram o rio que é considerado tão sagrado por ser o cenário de passatempos de Radha e Krishna em Vrindavana.

Diz-se que quem se banha no Rio Yamuna se livra da tristeza causada pela morte de uma pessoa querida. Os vrajavasis (moradores de Vrindavana) adoram a Yamuna como uma das amigas de Krishna e tem promovido muitas ações contra a poluição do rio que infelizmente é uma realidade atual.

YamunaTradicionalmente se ressalta uma qualidade especialíssima de Yamuna Devi: mantêm bons relacionamentos com todos, não tem inimizades, não suscita inveja a ninguém, é sempre boa companhia. Srimati Radharana vê em Yamuna um alivio porque quando sente saudades de Krsna vai até a beira do Rio e se lembra de seu amado ao ver as águas escuras do Yamuna que lembram o tom azulado da pele de Madhava.

Yamuna participou de passatempos importantes como o da serpente Kaliya, quando Krishna roubou as roupas das Gopis… Radha e Krsna costumavam se encontrar embaixo de uma arvore Kadamba as beira do Yamuna todos as noites. Quando Vasudeva ia em direção a Vrindavana com o bebê Krishna sob sua cabeça, Yamuna Devi gentilmente criou um caminho de terra pelo rio para que passassem e com delicadeza tocava os pés de Krishna e recebia sua misericórdia.

Yamuna sempre convidava seu irmão Yamaraj para visitá-la mas ele sempre declinava seus convites por estar muito ocupado cuidado dos mundos inferiores. Num momento Yamuna ficou chateada com a distancia de seu irmão e quando Yamaraj se deu conta foi imediatamente visitá-la, era o quinto dia depois de Diwali. Eles se encontraram, ela cozinhou doces para ele, conversaram e combinaram que nesse dia ele sempre a visitaria dali em diante. Diz-se que nesse dia nenhum humano morreu pois Yamaraj estava visitando sua irmã. Anualmente, nessa data se celebra o festival de Bhaya Dooj, em que a irmã oferece doces a seu irmão e ora por sua saúde e bem estar, e o irmão oferece sua proteção e amizade.

yamuna com krsna 5 (2)Um dia em que Krishna e Arjuna estavam passeando viram de longe uma bela moça perto de um rio. Arjuna se aproximou, perguntou quem era e a resposta foi que era filha de Surya, que seu pai tinha construído um castelo embaixo da água onde ela morava e que estava realizando austeridades para ter Visnu como seu esposo. Recebendo a mensagem, Krishna aceitou se casar com Yamuna. Srila Rupa Goswami revela que ela era um reflexo de Sri Vishaka Devi, a melhor amiga de Srimati Radharani junto com Sri Lalita Devi.

Filha do sol, irmã de Yamaraj, uma das esposas de Krishna, amiga de Srimati Radharani, Yamuna Devi abençoa quem se banha em suas águas com amor por Krishna. Meditamos nela orando para termos relacionamentos suaves, doces e amorosos com todos.

Jay Sri Yamuna Ma!

 

yamunadesign91

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top