Você está aqui: Capa > Ensinamentos > Significado do nome Bhakti Dham
Significado do nome Bhakti Dham

Significado do nome Bhakti Dham

BHAKTI DHAM é o sítio do VRINDA em Mairiporã: www.bhaktidham.com.br
Compartilhamos algo muito maravilhoso sobre o nome de Bhakti Dham.
Vocês sabem que Guru Maharaj deu a inspiração e que antes o projeto se chamava Dhamesvar. Ele nos disse pra adorarmos a Sri Dhamesvar no sítio. E quando Maharaj comentou que Gurudeva Atulananda iria visitar o terreno, Guru Maharaj afirmou que então a Deidade já seria instalada – somente pela presença do devoto puro! Foi muito belo esse dia!
 
Sri Sri Goura Visnu Priya Devi
Pois bem, Sriman Mahaprabhu é Krishna com o humor de Srimati Radharani. Então a pergunta é… quem é Srimati Visnu Priya Devi? No Goura Ganodesa Dipika (uma escritura que faz correlações entre Krishna e Goura Lila) é revelado que ela é Bhu Shakti, a Mãe Terra, uma grande devota do Senhor Supremo.
No passatempo de Varaha Deva (o avatar na forma de javali) Krishna resgatou a Terra de ser afundada no oceano causal, erguendo-a em suas presas e restabelecendo-a em sua posição normal. No entanto, como na Cultura Védica “todo i tem seu pingo”, como se diria no campo, quando Varaha Deva tocou na Terra, ela se tornou sua esposa. Vejam só que belos são os relacionamentos espirituais! Então quando Radha Krishna vieram como Mahaprabhu, Nimai aceitou formalmente como esposa a Terra, ou seja, Visnu Priya Devi.
 
Nesse momento, nos lembramos de Guru Maharaj protegendo a Mãe Terra, não? Percebam… proteger a Mãe Terra significa cuidar da esposa de Mahaprabhu, pra que o movimento de Sankirtan siga sendo inimterrupto e beneficiando a todos. Essa é a importância da Revolução da Colher, do Pacto Mundial Consciente, de não utilizar mais plásticos, de apoiar os projetos de limpeza e restauração dos lugares sagrados na Índia.

JAY SRILA GURU MAHARAJ KI JAY!! 

 
Os vaisnavas também reconhecem em Visnu Priya Devi a personificação da Devoção, de Bhakti. Ela demonstrou total rendição a Mahaprabhu, e viveu a vida de separação de seu amado por muitos anos. Quando se casaram ela tinha 9 anos mas como era uma criança ficou na casa dos pais até os 13 anos. E quando ela tinha 14 (e Nimai 24 anos) ele tomou Sannyasi, deixou o lar e comandou o movimento de Sankirtan com Sri Nityananda Prabhu e muitos associados.
Ou seja, ela esteve pouco tempo na companhia de Mahaprabhu alguém poderia dizer, mas a verdade é que ele nunca saiu de seu coração. Foi Visnu Priya Devi que iniciou a adoração de Mahaprabhu na forma de Deidade (enquanto ele ainda era vivo e pregava pela Índia). Qual era sua Deidade? SRI DHAMESVAR! Ela o adorou por mais de 80 anos!! 
 
Portanto BHAKTI DHAM é BHAKTI (Visnu Priya) e DHAM de Dhamesvar, ou seja, GOURA VISNU PRIYA!
 
Srila Bhaktivinoda Thakur quando inaugurou o templo de
Sri Yogapith em Mayapur (1906), no local onde Mahaprabhu
nasceu, iniciou a adoração de Sri Sri Goura Visnu Priya Devi.

Incrível ter um vislumbre de como Krishna é Senhor Supremo e o rei de passatempos tão belos, que seguem acontecendo mesmo hoje em dia. Nunca devemos esquecer isso: “Aquele que vê a verdade vê a misericórdia de Krishna em tudo” (Srimad Bhagavatam 10-4-8). 

BHAKTI DHAM É MUITO IMPORTANTE:
- É o terreno próprio das Deidades
- Refúgio dos devotos do Brasil
- Local pra reestabelecer saúde e sadhana
- Onde se adora a devoção de Sri Visnu Priya e o refúgio de Sri Dhamesvar
- Em que se protege e reverencia-se a Mãe Natureza 

E cada um de nós faz parte desse belo projeto :)
Participem, seja como for, mas não fiquem de fora desse belo passatempo das Deidades!!

Vejam mais fotos de BHAKTI DHAM:

Sri Dhamesvar Mahaprabhu, na companhia de Sri Yamuna Ma e Ananta Sesa,
que foi um presente de Guru Maharaj para tornar a construção do templo
perfeitamente auspiciosa. Interra-se a Deidade embaixo da onde será o altar.
 

 

Inauguração com Gurudeva Atulananda 
Beleza natural do sítio, esperamos todos vocês lá :)

2 comentários

  1. Maria do Carmo Victor

    Eu estou radiante de felicidade, que vocês vão construir um templo bem perto de minha cidade, onde eu possa frequentar (Atibaia), sou uma devota que ama Krishna, há muito tempo, leio Bhagavata Gita, Vedas, faço jejum e ouço a Radio Hare krishna todos os dias, rezo o Japamala 10 vezes por dia, só não frequento nenhum templo pois trabalho a semana toda, e fica longe, em São Paulo, aqui por perto não tem nenhum templo, pedi tanto para Deus e Ele me ouviu. Assim que puder vou fazer uma doação pra construção do templo, e também quero viajar para a India e conhecer a terra de Krishna. gratidão eterna…. Hare Krishna…. não sou iniciada, mas quero ser.

    • Vrinda São Paulo

      Nossa, Maria do Carmo, me emocionou sua mensagem :)
      Suas orações podem ter nos levado até Mairiporã porque estávamos buscando sítio em muitas cidades.
      Então, agarre com toda firmeza essa oportunidade, agradeça ao Senhor Supremo e aceite o refúgio :)
      Será um prazer te conhecer!!!
      Bem vinda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top