Você está aqui: Capa > Ensinamentos > Krishna Purushottama, o mês extra

Krishna Purushottama, o mês extra

Krishna Purushottama,
o mês extra
(17 de junho a 16 de julho de 2015)


Por Sripad Bhakti Bibudha Bodhayan Maharaj
(acharya da Sri Gopinath Gaudiya Math,
discípulo de Srila B. P. Puri Goswami Maharaj)

 

bodjayn

Sripad B. B. Bodhayan Maharaj visita anualmente o VRINDA, como membro da Associação Mundial Vaisnava

Traduzido de: vinacc.blogspot.com

Chamamos o mês de purushotama de adi adhi masa, o mês extra ou também mala masa. que significa sujo ou inútil – acontece a cada 4 anos por uma diferença entre o calendário lunar e solar. Na Índia os sadhus, sadhak,as  e as pessoas piedosas de todas as sampradayas, observam esse mês com muita atencão.

todos estão praticando austeridades de acordo a sua capacidades, deveríamos tentar observar algumas dessas praticas pelo mes todo. Ao menos 3 vezes ao dia, manhã, tarde, e noite, devemos cantar o mantra Kaudina muni, encontrado no Hari Bhakti Vilas.

Goverdhana-Dharam Vande Gopalam Goparupinam
Gokulotsavam eeshaanam Govindam Gopikapriyam

Eu adoro o levantador da colina de Govardhan
aquele que tem a bela forma de vaqueirinho

e que continuamente brinca com os Gopas

ele é o senhor de Gokula, onde todo dia é um festival

ele é quem dá prazer as vacas e aos sentidos espirituais

e o amado das donzelas de Vraja

 

-Tente manter celibato durante esse mês

 

-Ao invés de dormir em cama confortável, durma no chão (use um math fino de yoga ou um lençol se necessário)

- Tomar banho diariamente, ANTES DO NASCER DO SOL. acordar uma hora e 36 minutos antes do nascer do sol (brahma muhurta) ou o mais cedo que puder e cante o panca tattva e maha mantra pelo menos 12 vezes.

 

-Diariamente cante um numero fixo de rondas. Você pode aumentar o numero de rondas de acordo com sua habilidade, por exemplo se cantas 16, nesse mês, podes tentar cantar 24, 32, ou 64, de acordo a sua conveniência.

 

-Se sua rotina permite faça puja diariamente. Pelo menos uma lampada de ghee para Sri Radha e Krishna, Sri Jagannatha, Balaram e Subhadra ou fotos. Se possível ofereça 2x no dia, manhã e tarde, enquanto canta Sri Jagannatha Astakam, ou alguma música que glorifique Sri Sri Radha e Krishna.Rupa-Sanatana-dhyan

 

-Diariamente faça Tulasi Parikram, manhã e de noite.

 

-Faça o voto de permanecer pacífico e torne-se 100% confiável durante todo o ano, assim como deveríamos ser durante o ano inteiro.

 

-Por favor seja cuidadoso para não blasfemar ninguém, especialmente vaisnavas e brahmanas. Faça o seu melhor para agradar Sri Sri Radha Krishna, realizando praticas espirituais de acordo a sua capacidade.

 

-Não cortar cabelo e unhas (opcional)

 

-Não cozinhar com óleo de mostarda e gergelim (nem aplicar esse óleos em seu corpo). É melhor cozinhar com ghee e comer Hobisana (arroz misturado com dahl e vegetais), sem berinjela, tomates e se possível sem sal.

Esse mês é chamado de mala masa (sujo ou inutil), porque todos os rituais de karma kanda (que buscam recompensa, pujas e sacrifícios de fogo) não dão nenhum resultado este mês.

 

Nós, os gaudya vaisnavas, no entanto discordamos de que seja chamado mala masa, porque todos os dias, semanas e meses são criado pelo supremos senhor para incrementar nossa devocão, portanto os guadiyas vaisnavas nos esforçamos para seguir os rituais devocionais que os acharyas anteriores estabeleceram para este mês. Nosso mestres anteriores nos instruiram que nesse mês devemos observar praticas espirituais especiais. Assim rapidamente e com facilidade podemos destruir a sujeira, e contaminação causada por nossos pecados, ignorância e aparadhas. Para começar os puranas afirmam que o mês favorito de Krishna é Purushotama. Sri Krishna não somente criou pessoalmente esse mês, mas também o nomeou pessoalmente. Lembre-se Sri Krishna sozinho é suprema personalidade de Deus, Purushotama, como svaiam bhagavam, sri krishna é o mais magnânimo, a fonte original de todos os avataras e encarnações. Portanto o mês de Purushotama, é o supremo, o melhor mais poderosa recompensa espiritual dentre os doze meses.

 

O mês de purushotama é o mais sagrado, muito superior aos piedosos meses védicos, como vaisaka, (abril e maio), Kartik (outubro e novembro) e magha (janeiro e fevereiro), glorificado nos Vedas como sendo os melhores em recompensa espiritual dentre os 12 meses do ano, não só neste planeta terra, mas também ao redor de todo o universo mês de purushotama é honrado e adorado por devotos, sábios, semideuses e até Laksmi devi em pessoa.

Se alguém sinceramente adora a Sri Radha e Krishna no mês de Purushotama alcançará tudo que quiser. Aquele que segue o voto de Purushotama queimará as reações de suas atividades passadas (karma negativo) e alcançará o serviço direto à Sri Sri Radha e Krishna.

 

O mês de Purushotama é o melhor mês para o avanço espiritual, porque Krishna releva todas as ofensas. Residir no Dham sagrado no mês de purushotama, se recebe mil vezes esse benefício.

Evidências dos Puranas que glorificam o mês de Purushotama:

(Extratos de Padma e Escanda Purana)

 

  1. Senhor Krishna: O mês de Purushotama tem todo o poder que eu tenho para abençoar alguém. Aquele que seguir o voto de Purushotama destruirá todo o seu passado de reações pecaminosas. Sem praticar o voto de Purushotama não é possível realizar serviço devocional puro. O valor desse mês é muito superior a todos os outros tipos de austeridade e atividades religiosas mencionadas nos vedas. Qualquer um que pratique o voto de Purushotama, retornará para o meu lar. “Goloka”, no final de sua vida.

     

  2. Durvasa Muni: Somente se banhar no rio sagrado durante esse mês remove todos os pecados. A gloria de todos os outros meses não é iguala sexsagésima parte das glórias deste mês. Por banhar-se num lugar sagrado, dar caridade e cantar os nomes de Krishna durante esse mês todas as misérias são destruídas e se alcança todos os tipos de perfeição e se cumprem todos os desejos.

     

  3. Valmiki Muni: Por observar o voto de Purushotama se recebe mais benefício do que na execução de 100 sacrifícios de cavalos. Todos os lugares sagrados residem  dentro do corpo de quem realiza o voto de Purushotama. Aquele que com fé realiza esta austeridade vai com certeza a Goloka Vrindavan.

     

  4. Narada Muni: O mês de Purushottama é o melhor de todos os meses, votos e austeridades. Somente por escutar com fé as glórias  deste mês se atinge Krishna Bhakti e imediatamente nulifica suas reações pecaminosas. Praticando corretamente se alcançará ilimitada piedade e mérito espiritual (sukriti) e irá ao mundo espiritual.

     

  5. Os sábios de Naimisharaniya: o misericordioso mês de Purushotama atua como uma arvore dos desejos para satisfazer os desejos dos devotos.

     

  6. Hari Bhakti Vilas (Volume 4, verso 437): Durante o mês de Purushotama deve-se lembrar do Senhor Krishna e doar 33 bolos de leite cozinhados no ghee a grihastas vaisnavas brahmanas e que sejam bem versado nos shastras. Se isso não é feito perde-se toda a piedade acumulada no anterior. Comentário: os vaisnavas de vrindavan geralmente cumprem isso doando 2kg de bolo de leite de qualidade de uma loja de doces à alguns vaisnavas panda ou pujaris, ou a bons devotos do templo.

Conselhos adicionais para observar esse mês:

Durante este mês algumas práticas são observadas:
Recitação do Sri Radha Kripa Kataksa, Sri Krishna Kripa kataksa e Sri Jagannatha Astakam nas manhãs, de chauragragaña purushastakam, de tarde, japa mala ou cantar as instruções de Kaudynha muni, oferecer lampadas de ghee de tarde a Visnu, Krishna ou Ram e por ultimo, mas não menos importante ler o Brahmastava, 40 slokas em sanscrito, do Bhagavatam, cap. 14, canto 10. Essa técnica espiritual quando realizada com devoção abençoa muitos resultados ao praticante, eterna felicidade para a alma.

 

de Srila Bhaktivinoda Thakur:

a realização do voto de Nirapeksa (voto neutral) que é de 30 dias concentrado, a adoração sem desvio da forma conjugal de Radha Govinda através de escutar, cantar, lembrar  seus divinos nomes, formas, qualidades  e passatempos. Todo dia e toda noite escutar sobre Sri Sri Rahda e Krisha e suas glórias e cantar o maha mantra e somente tomar maha prasadam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top