Você está aqui: Capa > Ensinamentos > O Sentimento Vaisnava
O Sentimento Vaisnava

O Sentimento Vaisnava

A devoção pura significa amor extremo. Quem está situado na devoção pura é chamado Vaisnava, estabelecido neste sentimento ele não espera nada em troca por suas ações. É como o que sente uma mamãe que faz tudo para o seu filho, sem cobrar algum retorno, e sente grande felicidade nisso.

O vaisnava é desapegado de riqueza material, dos objetos de gozo dos sentidos e não deseja para si fama, nem reconhecimento. Sri Caitanya disse: Amanina manadena “ Para ti nada espera, a todos venera”. Este devoto é muito bondoso, pois entrega para os demais o que há de mais precioso.

Rupa-Sanatana-dhyan

Ao entrarmos em contato com um devoto puro nossa consciência se purifica e quanto mais próximo você ficar dele mais se purificará. Essa associação não precisa ser somente física, pois o conhecimento espiritual entregue por esses mestres é falado de coração a coração. Pelas bênçãos dos vaisnavas podemos trilhar o caminho da felicidade plena.

A partir disto, podemos analisar também o porquê do mundo atual estar em crise. A economia e a política utilizam a propaganda de que só devemos agir se recebermos algo em troca, que o mais importante é o que você parece ser ou o que possui e não o que você é, que seremos queridos e respeitados se tivermos dinheiro e status. Fomentam assim a busca incessante de satisfação dos sentidos e encravam essas dependências materiais como espinhos em nossos corações. Tais amarras materiais nos intoxicam e confundem sobre qual é a verdadeira meta da vida.

Ao contrário, o vaisnava não deseja explorar a nada, nem a ninguém. Reina no seu coração o desejo sincero de entregar amor a todos ao seu redor e, reafirmo, sem desejar nada em troca. Por estar agindo para agradar ao Supremo e ajudar as almas confusas ele tampouco é um renunciante. Não precisa renunciar às ações, pois o santo remédio prescrito é agir, com amor, para a satisfação de Krishna.

Alguém pode pensar  “não, isso não existe”. Mas associando-se com um vaisnava você perceberá que ele está sempre feliz, que encontra verdadeira felicidade entregando seu melhor aos demais. Assim este devoto puro esta no plano da dedicação. Ele é um servo humilde que oferece tudo o que faz para Krishna, guarda em seu coração um profundo desejo de agradar ao Senhor e é neste desejo que sua mente está fixa.

A mente de tal admirável devoto está fixa em satisfazer Krishna, ele mantem sua fé firme no Senhor Hari, o que lhe dá força para vencer qualquer obstáculo. Enquanto que esta sociedade capitalista nos ensina a ter a mente fixa no último modelo de celular e a fé fixa em tudo o que a televisão diz. Desta forma, quando nossos desejos não são satisfeito, surge a frustração e  então explodimos de ira, lançando palavras e atitudes violentas por todos os lados.

O vaisnava semeia o amor e sempre colherá felicidade, encontrará uma satisfação transcendental, inspirando com seu exemplo de vida simples e pensamento elevado.

Assim podemos aprender com seu exemplo e ocupar nossa mente, sentidos e ações em serviço, nos mantendo sempre otimistas. Esse foi o conselho que Mahaprabhu deu ao Seu discípulo Sanatana Goswami  sobre como poderia se livrar do envenenamento da vida material.

Nós temos esses desejos materiais pois pensamos que ao realiza-los seremos felizes, mas eles não podem nos dar satisfação plena, ao contrário gerarão mais necessidades materiais, mais apegos, mais sofrimento. Acreditar que a felicidade está nas coisas materiais é maya, ilusão.

E te conto um segredo, para romper a barreira da ilusão só precisamos dos Santos Nomes,  Harinama. Ele purificará nosso coração, transformará desejos egoístas em uma sincera vontade de satisfazer a Deus servindo aos demais. Assim o vaisnavismo é simples, sem complicações. Srila Bhaksidhanta Saraswati dizia que é uma prática natural, normal, pois é a eterna função da alma.

Te convidamos a provar esse sabor!

Texto baseado na aula de Srila Bhakti Bibudha Bodhayan Maharaj, 29.11.2014, no Vrinda Aclimação. Oferecemos nossas reverências e agradecimentos à esse Vaisnava!

10690252_806610896051733_359759334348327498_n

 

Um comentário

  1. Texto maravilhoso!!!

    Paz e bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top