Você está aqui: Capa > Aconteceu no VRINDA > Anotações da aula de Guru Maharaj (4 abril/2014 – São Paulo)
Anotações da aula de Guru Maharaj (4 abril/2014 – São Paulo)

Anotações da aula de Guru Maharaj (4 abril/2014 – São Paulo)

Publicaremos todas as conferências de Srila Guru Maharaj em São Paulo, acompanhe e compartilhe, por favor.
Pedimos desculpas pelos erros ortográficos.
A seu serviço,
Girivanadhari Das
10007359_271594149669423_1406803232_o

Aula de Guru Maharaj 04-Abril-2014 /São Paulo

Oh Krsna, Krsna, Krsna…
Estou muito feliz de que vocês estam aqui.
Srila Prabhupada KI JAY!
Santo nome de Krsna KI jay!
Obrigado.
São Paulo Yatra KI JAY!
Gandharvika Giridhari KI jay!
Vrinda Bhumi KI JAY!
Goura Gadadhar KI jay!
GOURA NITAY KI JAY!
FLRIPA YATRA KI JAY!
Srila Prabhupada KI JAY!
Todos os vaisnavas acaryas KI jay!
Mahaprabhu KI Jay!

Muito obrigado a todos vocês por estar presente aqui neste momento. Eu quero expressar meus profundos agradecimentos a meu mestre espiritual. Tenho tantas razões para falar isso que eu mesmo não tenho tempo para falar todas, são muitas, muitas coisas, que meu mestre A. C. Bhativedanta Swami Prabhupada fez por minha vida. Inclui a existencia de cada um de vocês hoje aqui.

Então você somente pode ter uma apreciação adequada da precisão da minha emoção quando você imagina o que sente por sua mãe, porque meu mestre espiritual falou que você tem que olhar a todas as mulheres do mundo como se fossem sua mãe. Então, imagine quantas mães tenho eu, muitas. Bom, algumas são filhas. A relação de mãe e filha é muito especial, a mais especial, de fato, na cultura védica.
Cultura védica é uma cultura de muita visão e a visão da mulher tem muita importancia. Você não compreende a posição da mulher, entao você não compreende a posição da mãe. Mãe quer dizer proteção incondicional, uma coisa que nem sequer tem muita comparação aqui no mundo. Sempre a posição, o sentimento da mãe está na categoria extraordinaria, porém todo mundo quer bem a sua mãe, e quando você fala mal a uma pessoa de sua mãe, você vai ter um problema garantido, porque ninguém pode tolerar que outra pessoa minimize a sua mãe, isso não é possível. Então, a palavra muito especial é a palavra da descrição correta de uma relação. Muito especial é minha mãe na minha vida, obviamente. Muito especial na minha vida são meus irmãos e irmãs.
Muito especial na minha vida são meus filos. Imagine o que você sente por seu filho, seu filho é identico com sua total responsabilidade. Normalmente você procura as pessoas com responsabilidade e ninguém quer responder. Até no templo encontrar gente que quer responder com total responsabilidade, é difícil. As pessoas que respondem com total responsabilidade, você marca imediatamente. Essa pessoa é de outra categoria, mas quando você acha que uma pessoa vai ter uma grande responsabilidade, isso pode ser uma grande ilusão. Veja bem, e é muito mau falar isso, mas até existem os homens que fazem menino e não querem aceitar responsabilidade. Isso é inimaginável. O homem pode ter um filho, vocês sabem, mas quando tem um filho e depois não quer aceitar que tem, que tem compromisso com o filho, que cabeça ruim tem que ter esse homem! Difícil de imaginar.
Claro, hoje existe a psicología da imperfeição, então você vai encontrar um pretexto: “aaah, ele foi maltratado quando criança”. Mas eu não falo da psicologia da imperfeição, eu falo da Lei Natural, da Lei Ancestral originaria, e nesta Lei pai é pai e mãe é mãe e nada mais. Esqueça qualquer outra justificação. Mas, hoje em dia, o homem chegou a tal perversão que pai já não quer ser pai. Melhor matar o menino, eu não quero ter menino, então eu mato o menino. Matar seu filho? Veja bem, seu filho tem menos valor que você? Como pode fazer essa proposta de matar seu próprio filho? Mas, hoje em dia, se tornou uma coisa normal, entao homem moderno de Kali Yuga é muito, muito perverso. Não tem muito de homem nele, não tem muito cavalheiro nele, e nessa situação expandível, carencia pode chamar isso. Gente carente de afeto, carente de sinceridade, carente de profundidade, carente de bons pensamentos, carente de cumprir com suas palavras, carentes de alimentação boa, carentes de um sentido de vida, gente tão carente, em todos os aspectos da vida, carente, carente, carente.
Então, você pode imaginar essa pessoa tão carente que também fica carente de coração e carente de cerebro ou de inteligencia. Em espanhol existe a palabra atrofiada, ficam totalmente atrofiados pelo estilo de sua vida contaminada, atrofiados pela maconha, pela cerveja, pela educação materialista, pelo Mickey mouse, pelos jogos de video games, pela televisão, pelas relações sem amor, e atrofiados pela adrenalina e o veneno terrível que existe no momento da matança de um animal chamado cadaverina. As pessoas ficam atrofiadas na sua habilidade de ter um bom sentimento porque somente na sua consciencia, no seu corpo, estão atuando os agressores, a fúria, o odio. A pessoa atrofiada, cheia de desejos, imperfeiçoes, sofre muito. Você pode perguntar: existe esperança para uma pessoa nessa condições? Existe alguma esperança? Eu tenho uma boa noticia pra vocês.
Sim, existe esperança. A pessoa cheia de atrofios e imperfeções, cante o Nome de Krsna e pode chegar a purificação e normalizar a consciencia para ter um bom criterio próprio. Porque avanço espiritual quer dizer ter um bom criterio próprio. Quem não tem um bom citério próprio, não tem nada, tem um mal criterio e faz coisas más. Cantar o Nome de Deus é tao, tão podersoso que você pode sair das contaminações múltiplas. Imagine, até os pecados mais duros que você pode ter cometido nessa vida, podem ser superados pela força da purificação do Santo Nome de Deus. Porém, eu posso pregar até na cadeia, para as pessoas cantar Hare Krsna e começar seu proceso de purificação. Todos nós somos convidados pelo Senhor Supremo, harer nama harer nama harer namaiva kevalam kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha, nesta era não há outra solução para chegar a purificação sem cantar o Santo Nome de Deus, Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Então, isso é uma mensagem sectária? Não! Caitanya Mahaprabhu fala: o Senhor tem milhares de Nomes e investiu todo Seu poder nesses Nomes para que as pessoas possam atingir Ele.
Porém, todo tipo de orações sinceras, de qualquer pessoa em qualquer tradição mística também tem o potencial da purificação. Nós cantamos Hare Krsna porque Srila Prabhupada nos presenteou com o este Nome de Krsna e o recomendamos. Mas, meu mestre espiritual falou muitas vezes: não importa como você chega a ter amor por Deus, o importante é que você chegue a ter amor por Deus. Você tem que considerar a Deus e ter Ele na sua consciencia até que você tenha um apego a Deus tão grande que você não queira estar mais no mundo material, no mundo de engano. Isso é a boa noticia, ninguém fica desqualificado, ninguém fica condenado para sempre, ninguém é considerado indigno de misericordia, menos mal! Porque se você tem feito uma coisa agora ou numa vida passada que desqualifica você eternamente, então a situação está muito chata.
Mas obrigado ao Santo Nome de Deus, todos tem jeito cantando o Nome, todo mundo pode chegar ao nível da alegria espiritual e pode chegar a preparar sua existencia, chegar a Krishna. Krishna, Krishna, você é meu Senhor, eu quero servir você, mas você, Krsna, está em todas as partes, então eu tenho que servir a você em todas as partes. Krsna fala no Bhagavad Gita: “Para quem me vê em todas as partes e ve a todas as partes em conexão comigo, Eu nunca fico perdido para ele, e ele nunca fica perdido para Mim”. Sempre voce vai ficar com Krsna se você fica cantando Hare Krsna, e nenhum pecado que você possa ter cometido nesta vida ou numa vida passada, será obstáculo para nao atingir a misericordia.
Temos muita esperança nisso e, graça de Deus, eu não fiz isso, não fiz essa regra, eu não posso dar essa regra, somente Deus pode, e somente Ele faz, por que? Porque Deus quer voce mais do que você mesmo se quer. Imagine, você não tem capacidade de querer a você mesmo, senao não faria tanta bobagem, porque isso traria sofrimento para você. Então como voce fala que se quer? Voce pode ser inimigo de você mesmo. Quando compra cigarros, no pacote se diz que o produto vai te matar, então, você fala: “me dá 2 pacotes”, e você abre e coloca na boca e fuma. “Vai me matar”. Você não é amigo de você mesmo, você não é amigo de ninguem, isso é muito triste de reconhecer, mas no mundo material, ninguém é amigo de ninguem, nem sequer de si mesmo. Mas quando você se conecta com Krsna, Krsna sim quer você, Krsna quer muito a você porque você é o filhinho dEle, mas por que você é tão rebelde? Por que você é tão hipersensível com você mesmo e bruto com os demais? Se a carapuça serviu…
O proceso da autorealização é um processo de aprender a amar. Você escutou sobre a autoestima, né. A pessoa fala: “aah, tenho muito baixa a autoestima”. Verdade, tem que ter muito baixa a autoestima para colocar whisky na sua boca, porque é um alcool que queima, queima muito. Quem na sua consciencia gosta de cerveja, que sabor mais horrível! Ainda lembro… (risadas), horrível, mas por uma questao social, todo mundo toma e você também tem que tomar. Horrível. Então, tem muito baixa autoestima, eu acredito. Na Consciencia de Krsna você tem que aprender a amar a você mesmo primeiro, e você tem que aprender a amar as outras pessoas como a você mesmo. Bom, Krsna é muito, muito, muito amoroso, você não pode imaginar tanto amor. Vou lhes fazer uma pregunta: quem acha que sua mãe ama você? Levante a mão.
Krsna quer a você como 30 milhões de vezes mais do que sua mãe ama você. Só quero falar que existe um amor impressionante, ilimitado e esse amor quer te levar ao mundo espiritual, mas você tambem tem que querer. Se você não quer ir ao mundo espiritual, você não pode ir, a distração vai vir no seu caminho, isso é a verdade de tudo isto. Somente Krsna tem um amor ilimitado por você, ninguem mais. Menos as pessoas mergulhadas no egoísmo, não tem posibildade de amar aos outros. Mas você procura o amor verdadeiro, eu sei muito bem, ninguem de vocês prefere viver sem amor, não, ninguém… Quando a pessoa não tem ninguem para amar, compra um cachorro, porque gato não dá muito amor, gato fala: “me deixa em paz”. As vezes o gato vem por sua própria vontade, mas o cachorro sempre está disposto a que cocem sua barriga. Pode ficar todo o dia aí. Ninguém quer viver sem amor, é um fato. Mas o amor que você, que sua alma realmente deseja encontrar, isso é o amor eterno, nao é um amor de um instante só, é eterno, e Krsna tem esse amor eterno, o infinito Senhor, vidya-vinaya-sampanne brahmane gavi hastini suni caiva sva-pake ca panditah sama-darsinah.
O Senhor ve todas as almas iguais, no elefante, na vaca , no branco, na mulher, no homen, no brahmana, no operário, no animal, no pernilongo, em todos os lados está presente o infinito Senhor no coração como bem querente do ser. Não me pergunte como Deus faz isso, mas o fato é que ninguém tem vida no corpo sem a presença, sem a misercicordia de Deus. Ele quem dá vida a todos nós, Ele deu Seu amor para você, então tem que aprender a amar de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top